domingo, 3 de outubro de 2010

A MAIOR BRUXARIA

Muita gente fica fascinada com a idéia de se tornar uma bruxa ou bruxo. Não é raro encontrar gente que realmente acredita que voamos em vassouras, ou que, ao nos tornarmos bruxas, poderemos transformar a vizinha fofoqueira em sapo, ou ainda conquistar instantaneamente o gatinho mais cobiçado da escola. Pessoas que buscam a wicca com esse tipo de ilusão, ou que acham que reproduzindo o que viram em seriados como ‘Charmed’ ou no filme ‘Jovens Bruxas’ estão praticando a antiga Arte da feitiçaria só podem se tornar ridículas e se decepcionar.

Wicca lida sim com magia natural, ou seja, magia com os elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.
Mas para que ela serve? Para que é empregada, por nós bruxas e bruxos?

Uma coisa importante a entender é que uma bruxa usa magia, em primeiro lugar, para moldar aspectos de sua própria vida. Depois, pode ser que ela use magia para resolver questões da coletividade (por exemplo, temos trabalhado muito em prol da paz mundial) ou para atender pessoas próximas que estejam com problemas nos quais ela ache lícito interferir.

Infelizmente, temos no Brasil uma cultura criada pelo popular ato de recorrer a guias espirituais, cartomantes, benzedeiras e auto-intitulados 'magos' de todos os tipos, de crer que bruxas também fazem 'atendimentos', realizam “trabalhos” para clientes leigos em troca de pagamento. Isso é totalmente falso, ou, pelo menos, não faz parte de nossa postura como sacerdotisas e sacerdotes dos deuses antigos.

Quando uma bruxa lida com magia ela busca a maior de todas as magias: sua própria autotransformação. Isso implica que a bruxaria é um caminho para pessoas que não fogem do caminho do autoconhecimento: só pode se transformar quem se conhece.

Ao falar de autoconhecimento fica bem claro que a wicca não é um caminho para quem é ‘bruxo de shopping’, ou seja, gosta de enfeites e símbolos da bruxaria, compra objetos rituais caríssimos ou veste roupas que parecem com o que se imagina que seja uma bruxa. Bruxaria também não é um modismo, não é uma imitação de filmes com efeitos especiais. Bruxaria é, antes de qualquer coisa, a vida, que é a magia que está a nosso alcance a todos os momentos. Autoconhecimento, e transformação implicam anos de dedicação e estudo, anos de prática e vivência na tentativa de aperfeiçoar sua personalidade e viver mais livre de condicionamentos e pressões, seja do seu inconsciente, seja das pessoas que o cercam.

Você se conhece? Está disposto a enfrentar aspectos de sua personalidade que não são muito harmônicos, em uma busca constante de equilíbrio? Você reconhece em você mesmo o Universo inteiro e é capaz de perceber que todas as respostas estão dentro de você? Se a resposta for afirmativa, talvez o caminho wiccaniano seja para você.

Você é natureza. Todo o que cerca você é natureza. A Deusa é natureza, é TUDO.

Começar a compreender que a Wicca não é para fazer magias eventuais, tão pouco para ter poder sobre os outros, nem para servir ninguém, mas sim encontrar dentro de si as respostas sobre como deve ser sua vida, é essencial para poder dizer-se bruxa ou bruxo.

Recuperar seu poder pessoal, saber ser único, sagrado e integrado no todo universal: essa é a maior magia que se pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário