quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Árvore da Vida (Cabala)

Árvore da Vida (Cabala)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_da_Vida_(Cabala)

A árvore da vida
árvore da vida é um conceito cabalístico. Ela é formada pelas dez emanações de Ain Soph, chamadas Sephiroth. A essência de todas as Sephiroth é a mesma, mas cada uma possui uma propriedade particular. A essência é universal, o que muda é a emanação de cada Sephirah. Segundo a cabala, a síntese da árvore da vida é Adam Kadmon, o Homem Arquetípico.
Essas emanações se manifestam em quatro diferentes planos, interconectando as dez sephiroth em camadas cada vez mais densas.
§  Atziluth o Mundo das Emanações - Kether Chokmah Binah
§  Beriah o Mundo das Criações - Chesed Geburah Tipareth
§  Yetzirah o Mundo das Formações - Netzach Hod Yesod
§  Asiyah o Mundo das Ações - Malkuth
As três sephiroth superiores formam um mundo abstrato e representam o estado potencial. As seis sephiroth interiores se agrupam em uma dimensão conhecida por Zeir Anpin, formando o elo entre o abstrato e a matéria. Estão firmemente interconectadas entre si. A última sephirah inferior é a representação do nível material.
No pilar esquerdo da árvore rege o princípio feminino. No pilar direito da árvore rege o princípio masculino. No pilar central da árvore existe a ligação entre os dois princípios.
O topo da árvore representa o bem e a base o mal.
Sephiroth
Kether - Coroa
Kether se situa na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras Sephiroth.
Chokmah - Sabedoria
Chokmah se situa no topo da coluna direita. É a sabedoria. É o salto quântico da intuição, que deriva as manifestações artísticas. Analogamente, é o lado direito do cérebro, onde flui a criatividade e o mundo das idéias. Possui energia do fogo, associada à masculinidade e também representa o passado. Também representa a fé nos melhores dias para a humanidade.
Binah - Entendimento
Binah se situa no topo da coluna esquerda. É o entendimento. É a lógica que dá definição à inspiração e energia ao movimento. Analogamente, é o lado esquerdo do cérebro, onde funciona a razão, organizando o pensamento em algo concreto. Possui a energia da água associada à femilinidade e também representa o futuro.
Chesed - Misericórdia
Chesed se situa abaixo de Chokmah. É a misericórdia. Representa o desejo de compartilhar incondicionalmente. Representa a vontade de doar tudo de si mesmo e a generosidade sem preconceitos, a extrema compaixão.
Geburah - Julgamento
Geburah se situa abaixo de Binah. É o julgamento. Representa o desejo de contenção e de questionador de impulsos. Canaliza sua energia por meio de objetivos, com o intuito de superar obstáculos e transformar a própria natureza.
Tipareth - Beleza
Tipareth se situa abaixo e entre Chesed e Geburah. É a beleza. Junto com Chesed e Geburah forma a tríade superior Maguen David, criando harmonia. Transforma em beleza Chokmah, Binah e Kether. A sabedoria e o entendimento, com a luz do conhecimento.
Netzach - Vitória
Netzach se situa abaixo de Chesed. É a vitória. Existe a vontade de reciprocidade, a busca pelo próximo e a superação dos próprios limites, propagando o pensamento eterno. Funciona como o princípio fertilizador do espermatozóide masculino.
Hod - Esplendor
Hod se situa abaixo de Geburah. É o esplendor. É um canal de aprimoramento interno, de identificação com próximo, sendo uma forma de aceitação do pensamento, de reconhecimento. Funciona como o princípio receptivo do óvulo feminino.
Yesod - Fundamento
Yesod se situa abaixo e entre Netzach e Hod. É o fundamento. Funciona como um reservatório onde todas as inteligências emanam seus atributos que são misturados, equilibrados e preparados para a revelação material. É compilação das oito emanações.
Malkuth - Reino
Malkuth se situa na posição central inferior da árvore. É o reino. Representa o mundo físico, onde é revelado o material compilado das oito emanações. É o canal da manifestação, desejando a recepção das sephiroth. É a distância de Kether que provoca esse desejo, criando a sensação de falta.
Daath - Conhecimento
Daath se situa acima e entre Chokmah e Binah. É o conhecimento. Representa uma falsa sephirah porque não é uma emanação independente como as outras dez. Ela depende de Chokmah e Binah. Também é considerada como a imagem de Tipareth. É o abismo, o caos aleatório do pensamento.
Consulte nosso Baralho Cigano, Búzios, nossas Consultas Espirituais através de nossos Mestres Espirituais, Benzimentos, Reiki, Rituais Wicca, Encantamentos, Harmonização dos Chakras, Círculo Mágico, Mandalas, entre outros.
Reuniões todas as quintas-feiras
ENTRADA FRANCA

Horário: AS 19H00

REALIZAÇÃOl: KUMPAÑIA BUENA DICHA
LOCAL: SOCIEDADE ECLÉTICA FRATERNIDADE E GENEROSIDADE

Endereço: AVENIDA MÁRIO COVAS 1170 ESTUÁRIO 
SANTOS SP ENFRENTE AO ARMAZÉM XXXV - 35

Contato: (013) 3021-6100 com Rafael - CIDADE DE SANTOS 
ou 
(011) 64 69 14 74 com Bia ou Carol - CAPITAL SÃO PAULO
CONSULTAS
ANTECIPADAS
PARTICULARES EM 
OUTROS DIAS OU 
REALIZAÇÃO DE NOSSOS RITUAIS EM LOCAIS PRÉVIAMENTE COMBINADOS 
PARA GRUPOS 
SELETOS
Contato: (013) 3021-6100 com Rafael - CIDADE DE SANTOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário