terça-feira, 28 de setembro de 2010

RITUAL DA LUA CHEIA EM PASSAGEM PARA MINGUANTE - 30/O9/2010 - QUINTA-FEIRA - [13] 3021-6100


RITUAL WICCA DA LUA CHEIA EM PASSAGEM PARA MINGUANTE -30/O9/2010 - QUINTA-FEIRA - [13] 3021-6100
HORÁRIO:19:00H
REALIZAÇÃO: COVEN KUMPAÑIA BUENA DICHA
LOCAL: SOCIEDADE ECLÉTICA FRATERNIDADE E GENEROSIDADE
ENDEREÇO: AVENIDA MARIO COVAS 1170 ESTUÁRIO SANTOS SP BRASIL
PÚBLICO ALVO: MAGOS, MÍSTICOS E SIMPATIZANTES.
ENTRADA FRANCA
RITUAL DO CIRCULO SAGRADO, OS QUATRO ELEMENTOS, INVOCAÇÃO AO DEUS E A DEUSA, ENCANTAMENTOS, BARALHO CIGANO, JOGO DE BÚZIOS, CONSULTA COM NOSSO MENTOR ESPIRITUAL.

Lua Cheia - Este é o período onde a lua está mais cheia no céu, alcançando sua capacidde máxima. É contado a partir de três dias antes da Lua Cheia (Plelúnio) e dura até trê dias depois. Esta lua está ligada a Deusa Mãe, e é considerado um ótimo período para feitiços para aumentar a habilidade psiquica e fertilidade. 

Lua Minguante
 - Este começa quatro dias após a Lua Cheia e termina quatro dias antes da Lua Nova. Período onde a lua está diminuindo, e está ligado a Deusa Anciã. É um tempo indicado para feitiços de banimento, para acabar e destruir coisas que te atrapalham e para acabar com doenças.





Preparação
Ao iniciar um ritual, algumas pessoas começam o círculo pelo leste, outras preferem a maneira Celta e começam pelo norte. Na Tradição Celta, o norte é sagrado, pois é pelo norte que o guerreiro entra no círculo do conhecimento, e foi pelo norte da terra que os celtas vieram para a Europa. Uma forma de traçar o círculo é dizer: 
PELO PODER DA DEUSA E DO DEUS, PELOS GUARDIÕES DOS QUATRO QUADRANTES, EU TRAÇO ESTE CÍRCULO SAGRADO. DESTE ESPAÇO NENHUM MAL SAIRÁ, E NELE NENHUM MAL PODERÁ ENTRAR.




Pode-se parar em cada quadrante e convidar os Elementais para entrarem no círculo. Antes do ritual ser iniciado, o lugar em que é traçado o círculo deve ser varrido com a vassoura para eliminar qualquer negatividade. Mesmo assim, deve-se evitar realizar qualquer ritual em locais negativos. Na maioria das vezes, o círculo é traçado no sentido horário durante os Sabbats e no sentido anti-horário para os Feitiços, em especial nos trabalhos para banir energias negativas. Dentro do círculo deve haver um símbolo em cada quadrante representando os quatro elementos: água, sal ou qualquer objeto marinho para a água a oeste; uma vela ou enxofre para o Fogo ao sul; um pouco de terra ou uma planta para a Terra ao norte; e uma pena ou incenso para o Ar ao leste. Esses elementos podem ser substituídos por velas na cor dos quadrantes. Na Tradição Celta, as cores são: negro para o norte, representando a meia noite; vermelho para o leste, representando o nascer do sol; branco para o sul, representando o sol do meio dia; e cinza, azul ou púrpura para o oeste, representando o crepúsculo.
Antes de iniciar o ritual, tudo já deve ter sido planejado com antecedência, e as funções de cada um já devem estar determinadas. Terminado o ritual, a mesma pessoa que traçou o círculo deve abri-lo, fazendo o traçado no sentido oposto ao da abertura, e também deve se despedir das entidades que foram convidadas e agradecer a sua ajuda, dizendo: 
PELO AMOR DO DEUS E DA DEUSA, PELOS GUARDIÕES DOS QUATRO QUADRANTES, EU ABRO ESTE CÍRCULO SAGRADO. ELE ESTÁ ABERTO, MAS NÃO QUEBRADO. QUE ELE SEJA ENVIADO AO UNIVERSO. QUE ASSIM SEJA PARA O BEM DE TODOS.
É muito importante a criatividade nos rituais. Eles não devem ser interrompidos e, salvo em caso de necessidade, nenhum membro deve sair do círculo até o final. Se isso tiver que ser feito, deve-se pular a vassoura para não quebrá-lo, pois, se isso ocorrer, todo o Ritual de Abertura terá que ser feito novamente. Se alguma pessoa se sentir mal, deve sair imediatamente do círculo. Grávidas, pessoas idosas ou muito jovens devem ter cuidados especiais. Pode-se iniciar as pessoas no Coven a partir dos 13 anos, ou, no caso das meninas, após a primeira menstruação. Não é comum crianças pequenas nos rituais, mas elas podem participar de alguns rituais em família. Para os que têm filhos, é aconselhável que se criem rituais leves para que as crianças conheçam os Deuses e desenvolvam seu amor pela natureza. Um exemplo seria criar um ritual simples para que as crianças consagrassem um jardim ou pedissem aos Deuses proteção para seus bichinhos de estimação.
Todo ritual que não seja de adoração, isto é, que seja feito para se alcançar um propósito ou realizar algum desejo, é chamado de Feitiço ou Encantamento. Quase todos os desejos e problemas humanos encontram soluções nos feitiços. Dentro da Wicca não se faz o que chamam de Magia Negra, pois acreditamos que tudo o que fizermos voltará para nós multiplicado por três. A Magia Negra não é só aquela em que se deseja o mal para outras pessoas, ou rituais com o uso de sangue ou sacrifícios. Magia Negra também pode ser interferir no Livre Arbítrio de outras pessoas. Isso acontece muito em feitiços de amor, pois várias pessoas desejam se casar com determinada mulher, ou que o marido volte, ou que a filha deixe aquele namorado. Essas pessoas não parecem ter a menor preocupação com a vontade alheia. Para a tristeza das "mães bem-intencionadas", suas filhas têm o direito de escolher os seus relacionamentos e de dar cabeçadas na vida, pois, talvez, ela necessite até carmicamente dessa experiência para evoluir como ser humano. Além do mais, as pessoas têm o péssimo costume de julgar os outros pelas aparências e, muitas vezes, são vítimas de seus preconceitos e cometem grandes injustiças. é muito melhor fazer um ritual de proteção para que os Deuses orientem seus filhos no caminho certo, e deixar que eles vivam suas vidas com o mínimo de interferência. Quanto aos rituais de amor, uma pessoa nunca deve forçar outra a amá-la, e muito menos a casar com ela. O casamento de nossos sonhos pode se tornar um grande pesadelo. Muitas pessoas se casam através desses rituais de "amarração", para verem, depois de algum tempo, aquela paixão forçada se transformar em puro ódio. Correto seria pedir aos Deuses para que lhe mostrassem a pessoa certa para lhe fazer feliz e também ser feliz a seu lado, pois as pessoas que querem fazer feitiços de amor raramente parecem se preocupar com a felicidade do outro. Mas se a pessoa tem certeza de que é amada, e existem obstáculos ao bom relacionamento, um feitiço pode ser feito para afastar esses obstáculos. Sempre que terminar um feitiço, diga: 
QUE SEJA PARA O BEM DE TODOS. Confie na sabedoria dos Deuses, pois a visão deles é muito mais ampla que a nossa.
Antes do ritual deve-se determinar exatamente o que será feito, para que não haja dúvidas durante a execução. Se tiver um Animal Guardião, poderá chamá-lo para ficar em sua companhia durante o feitiço. Para se fazer um feitiço, é importante que se tenha: desejo, concentração, visualização e expectativa. é preciso ter um forte desejo, pois um feitiço depende muito da carga emocional que você conseguir projetar nele. é preciso saber exatamente o que se quer e permenecer firme nessa idéia. Também é necessária uma boa dose de concentração para que não se desvie do objetivo e seja possível manter uma imagem fixa do seu desejo durante o ritual. Para que um desejo atinja os níveis mais profundos de nossa mente é necessário que ele seja expresso em imagens, pois o inconsciente trabalha através de símbolos e não de palavras. é importante que se consiga fazer uma visualização do desejo realizado, num quadro o mais perfeito possível. No começo pode parecer difícil, mas seria bom fazer alguns exercícios de visualização, como olhar para um objeto, fechar os olhos e tentar vê-lo novamente com o máximo de detalhes. Ou simplesmente tentar criar cenas mentais, o mais exatas possível. Mas a boa visualização não significa apenas ver o objeto. Se imagina-se uma fruta, o certo é imaginar seu gosto, cheiro, textura etc. A boa visualização leva em conta todos os sentidos. Finalmente, é preciso ter uma expectativa favorável, isto é, é preciso acreditar realmente que o feitiço vai funcionar. Muitas vezes essa é a parte mais difícil, pois seria preciso manter o espírito confiante de uma criança, mas as pessoas, com o passar do tempo, aprender a duvidar, especialmente se o feitiço demora um pouco para acontecer. Tudo no Universo tem seu tempo certo, e às vezes é preciso ter paciência e esperar o momento favorável.
Em muitos feitiços pode ser necessário usar um Condensador Psíquico, isto é, uma substância que ajuda a concentrar energias. Um ótimo condensador é a camomila. Deve ser feito um chá bem forte, que deve ser coado e esfriado. Durante o feitiço deve-se deixar cair algumas gotas no material utilizado. A concentração de energia será muito mais rápida e fácil. Por último, é preciso ter paciência e aprender com os próprios erros, pois, quando se está começando no mundo da Bruxaria, nem tudo ocorre como desejado.

Antes da perseguição aos Pagãos ocorrida na Inquisição, todos os rituais sagrados da Bruxaria eram realizados na Natureza, a morada sagrada dos Deuses, geralmente no interior de Círculos de pedras, semelhantes a Stonehenge, erigidas ao longo de linhas de poder existentes sobre a Terra, lugares estes de grande magnetismo e força.
Porém, quando começou a perseguição à Bruxaria, esses locais foram destruídos pela religião conquistadora, e nossos ancestrais foram obrigados a praticar seus rituais em suas casas, longe de olhos estranhos. Foi a partir daí que o Círculo Mágico passou a ser utilizado nos rituais da Bruxaria.
Traçar um Círculo Mágico precede qualquer ritual Wiccano. É uma forma simples de sacralizar
* a área que será utilizada de forma que esta se torne condigna aos Deuses e energias invocados no decorrer de um ritual. Ele é traçado no início de cada cerimônia e destraçado no final dela.
Traçar um Círculo Mágico significa estabelecer uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos Deuses, entre o visível e o invisível. No interior de um Círculo Mágico devidamente sacralizado, estamos além do tempo e do espaço. Ele é uma esfera de energia capaz de estabelecer uma conexão entre o nosso mundo e outros planos.




O Círculo Mágico marca o início de um ritual. Geralmente ele é traçado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso Athame ou Bastão. Em seguida os elementos da Natureza são convidados a partilhar do ritual, bem como a Deusa e o Deus.
O Círculo é tido como o melhor meio de preservar e conter a energia criada durante um ritual, por isso é imprescindível em qualquer prática ritualística.
Em geral os wiccanos consideram que a Terra já é sagrada, pois a Deusa está presente em tudo, não havendo portanto essa nessecidade de "sacralizar" o lugar onde for realizar o ritual. Sob esse ponto de vista, o Círculo Mágico é usado para concentrar a energia durante o ritual, e para impedir possíveis interferências de outras energias no andamento do mesmo.
 
* Outro exemplo de como traçar um Círculo Mágico pode ser visto no ritual de Iniciação.
Observação:
A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.
As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente
Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Material necessário:
Um pires com sal
Três varetas de incenso de qualquer aroma
Uma vela vermelha
Uma taça com água e sal
Seu Athame
Procedimento:
Volte-se ao ponto cardeal Norte, erga o seu Athame, dizendo: 
INVOCO OS PODERES DOS CÉUS GLORIOSOS E RESPLANDECENTES DE LUZ. Toque o chão com o Athame, dizendo: INVOCO OS PODERES DA TERRA SAGRADA, VENTRE DA DEUSA, DE ONDE TODOS VIEMOS E PARA ONDE VOLTAREMOS.
Coloque o seu Athame na altura do umbigo, com a ponta voltada para o lado contrário a você, e comece a andar pela área onde você se encontra, começando pelo Norte, caminhando em direção ao Leste, ao Sul, ao Oeste. Circunde o seu Altar e a você mesmo, enquanto visualiza uma forte luz branca saindo pela ponta do seu Athame. Circule a área por três vezes. Enquanto caminha e visualiza a luz, diga: 
TRAÇO ESTE CÍRCULO SAGRADO DE FORÇA, MAGIA, LUZ E PODER PARA ME PROTEGER E INTENSIFICAR AS ENERGIAS QUE SERÃO CRIADAS E INVOCADAS NO DECORRER DESTE RITUAL. QUE ESTE CÍRCULO SEJA MINHA PONTE RUMO AOS DEUSES, A MINHA FORTALEZA E QUE AS ENERGIAS INDESEJADAS NÃO SEJAM CAPAZES DE PENETRAR NO INTERIOR DESTE ESPAÇO SAGRADO DE PODER E MAGIA. QUE A PARTIR DESTE MOMENTO EU ESTEJA ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO. QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA!
Pegue o Pires com sal, volte-se ao Norte, eleve o pires e então percorra o perímetro do Círculo uma vez, salpicando o chão, enquanto diz: 
ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO TERRA.
Pegue as Varetas de incenso, volte-se ao ponto cardeal Leste, eleve os incensos em sinal de apresentação e então percorra o perímetro do Círculo por uma vez, enquanto diz: 
ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO AR.
Pegue a Vela, volte-se ao ponto cardeal Sul, eleve-a em sinal de apresentação e então percorra o perímetro do Círculo outra vez, dizendo: 
ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO FOGO.
Pegue a Taça, volte-se ao ponto cardeal Oeste, eleve-a em sinal de apresentação e então ande pelo perímetro do Círculo por uma vez, enquanto diz: 
ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO ÁGUA.
Após realizar a purificação da área ritual com os quatro elementos, volte-se ao ponto cardeal Norte novamente. Eleve o seu Athame e invoque os poderes do elemento Terra: 
INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE, PODERES DA TERRA. PEDRA ANGULAR DE TODOS OS PODERES. INVOCAMOS VOCÊS E CHAMAMOS VOCÊS. SENHORA DA ESCURIDÃO EXTERIOR, TOURO NEGRO DA MEIA-NOITE, ESTRELA DO NORTE, CENTRO DO ESPIRAL CELESTE. ROCHA, MONTANHA, CAMPO FÉRTIL, VINDE! PELA TERRA QUE É O CORPO DELA, ENVIEM A SUA FORÇA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!
Volte-se ao ponto cardeal Leste, eleve o seu Athame e invoque os poderes do Ar: 
INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE, PODERES DO AR. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. ÁGUIA DOURADA DO AMANHECER, CAÇADORAS DAS ESTRELAS, TURBILHÃO, SOL NASCENTE, VINDE! PELO AR QUE É O SOPRO DELA ENVIEM SUA LUZ. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!
Volte-se ao ponto cardeal Sul, eleve o seu Athame e invoque os poderes do Fogo: 
INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL, PODERES DO FOGO. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. LEÃO VERMELHO DO CALOR DO MEIO-DIA, SER FLAMEJANTE, QUENTURA DE VERÃO, FAGULHA DA VIDA, VINDE! PELO FOGO QUE É O ESPÍRITO DELA, ENVIEM SUA CHAMA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!
Volte-se ao ponto cardeal Oeste, eleve o seu Athame e invoque os poderes da Água: 
INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE, PODERES DA ÁGUA. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. SERPENTE DAS PROFUNDEZAS DO MAR, FAZEDOR DE CHUVAS, CREPÚSCULO CINÉREO, ESTRELA DO ANOITECER. PELA ÁGUA QUE É O ÚTERO VIVO DELA, ENVIEM SUA ABUNDÂNCIA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!
Coloque o seu Athame sobre o seu Altar, eleve suas mãos aos céus e invoque a Deusa e o Deus, dizendo:
INVOCO A DEUSA TRÍPLICE,
A VIRGEM, A MÃE E A ANCIÃ.
AQUELA QUE POSSUI DEZ MIL NOMES.
A GRANDE DANÇARINA SAGRADA.
AQUELA QUE CRIOU TUDO E TODOS
PARA QUE ESTEJA PRESENTE AQUI COMIGO NESTE RITUAL,
ABENÇOANDO MEU RITO COM SUA SABEDORIA E FORÇA.
QUE JUNTO A ELA VENHA AQUELE A QUEM PRIMEIRO ELA CONSAGROU,
O DEUS CORNÍFERO,
O GRANDE CONDUTOR DA DANÇA ESPIRAL DO ÊXTASE,
AQUELE QUE CAMINHA PELOS BOSQUES, MONTANHAS E FLORESTAS
PARA ABENÇOAR O MEU RITO COM A SUA LUZ E FORÇA.
DEUSA MÃE E DEUS PAI.
DEUSA LUA E DEUS SOL.
SENHORA E SENHOR,
SEJAM BEM-VINDOS! 
 A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.
As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente
Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Quando um Círculo Mágico é traçado no início de uma cerimônia, deve ser destraçado no final dela. Dessa formam, agradecemos todos os Deuses que foram invocados e enviamos as energias que cederam parte de seu poder para o nosso encantamento ao seu lugar de origem. Sempre desfaça o Círculo após uma cerimônia. Isso é um fator importante e que não deve ser descartado ou esquecido em hipótese nenhuma.
Pegue o seu Athame e volte-se ao ponto cardeal Norte. Eleve-o e diga: 
AGRADEÇO AOS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE, PODERES DA TERRA, POR TEREM TRAZIDO A SUA FORÇA E O SEU PODER A ESTE RITO SAGRADO QUE FOI REALIZADO NESTE DIA. SIGAM EM PAZ!
Volte-se ao ponto cardeal Leste, eleve o seu Athame e diga: 
AGRADEÇO AOS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE, PODERES DO AR, POR TEREM TRAZIDO A SUA INSPIRAÇÃO E HARMONIA A ESTE RITO SAGRADO QUE FOI REALIZADO NESTE DIA. SIGAM EM PAZ!
Volte-se ao ponto cardeal Sul, eleve o seu Athame e diga: 
AGRADEÇO AOS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL, PODERES DO FOGO, POR TEREM TRAZIDO A SEU CALOR E LUZ A ESTE RITO SAGRADO QUE FOI REALIZADO NESTE DIA. SIGAM EM PAZ!
Volte-se ao ponto cardeal Oeste, eleve o seu Athame e diga: 
AGRADEÇO AOS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE, PODERES DA ÁGUA, POR TEREM TRAZIDO SUA FLUIDEZ E EQUILÍBRIO A ESTE RITO QUE FOI REALIZADO NESTE DIA. SIGAM EM PAZ!
Volte-se novamente ao ponto cardeal Norte e diga: 
AGRADEÇO A VOCÊ, GRANDE MÃE, NUTRIDORA E CRIADORA DE TODAS AS COISAS VIVENTES. OBRIGADO POR TER ME AUXILIADO NESTA PRÁTICA RITUALÍSTICA DE HOJE. VOCÊ, QUE PERCORRE OS CÉUS COM A SUA LUZ RESPLANDECENTE. BRILHE SEMPRE SOBRE NÓS E QUE O SEU PODER SE ESPALHE SOBRE A TERRA HOJE E SEMPRE. AGRADEÇO TAMBÉM AO DEUS DOS BOSQUES E ANIMAIS. O DEUS CORNÍFERO, POR TER TRAZIDO SUA FORÇA E ENCANTO A ESTE RITO SAGRADO. DEUSA E DEUS, SENHORA E SENHOR, SIGAM EM PAZ!
Pegue o seu Athame e percorra a área ritual por três vezes no sentido anti-horário, enquanto diz:
DESTRAÇO ESTE CÍRCULO DE LUZ, PODER E MAGIA QUE ME PROTEGEU E INTENSIFICOU AS ENERGIAS CRIADAS E INVOCADAS NO DECORRER DESTE RITUAL. ENVIO ESTE CÍRCULO AO CENTRO DO UNIVERSO, SEU LUGAR DE ORIGEM, PARA QUE ELE PERMANEÇA LÁ ATÉ QUE SEJA NECESSÁRIO RETORNAR AO NOSSO MUNDO PARA MAIS UM RITO. O CÍRCULO MÁGICO ESTÁ ABERTO, MAS NÃO ROMPIDO. QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA! Observação:
A associação dos quatro elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.
As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente
Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Encontram-se aqui algumas invocações alternativas que podem substituir as usadas no exemplo de como traçar o Círculo Mágico. São ótimas para variar a maneira de invocarmos os elementos em um ritual. Quando quiser, substitua as invocações dos Guardiões das Torres de Observação pelas que se seguem abaixo. São demonstrados dois tipos de invocações diferentes: a Invocação dos Grandes Espíritos e a dos Senhores e Senhoras dos elementos.Invocação dos Grandes Espíritos
Norte
Grande Espírito do Norte, Forças da Terra de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Cervo selvagem, bisão, cobra rastejante e javali. Mãe das montanhas e árvores, Senhora da meia-noite, Mãe da Terra. Espírito Verde e fértil da Natureza. Espírito feminino sagrado da energia telúrica, Doadora da Vida. Poderes da Terra! Enviem sua força. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do Grande Espírito do Leste, Forças do Ar de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Águia dourada, falcão, pássaro celeste e condor. Mensageiros vivazes, brisa da manhã, Ser dourado que sussurra. Espírito que traz o frescor. Espírito feminino sagrado da energia aérea, Sopro da Vida. Poderes do Ar! Enviem sua luz. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!
Leste
Grande Espírito do Leste, Forças do Ar de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Águia dourada, falcão, pássaro celeste e condor. Mensageiros vivazes, brisa da manhã, Ser dourado que sussurra. Espírito que traz o frescor. Espírito feminino sagrado da energia aérea, Sopro da Vida. Poderes do Ar! Enviem sua luz. Estejam aqui conosco! Por todo o poder, do três vezes o três, venham até nós! Sejam bem-vindos!
Sul
Grande Espíritos do Sul, Força do Fogo de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Dragão vermelho, leão, cavalo veloz e serpente. Fagulha de Luz, flor do deserto, Chama que canta e reluz. Espírito ardente que aquece e ilumina. Espírito feminino sagrado da energia ígnea, Virgem do Fogo, bela e formosa, Ardor de vida. Poderes do Fogo! Enviem sua chama. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!
Oeste
Grande Espíritos do Oeste, Força da Água de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Garça de prata, peixe veloz, cisne flutuante e foca. Rio, cachoeira, mar, ondas, corredeiras, oceano do qual viemos, Príncipe Guerreiro do Crepúsculo de Outono, Senhora do pôr-do-sol. Espírito Feminino sagrado de energia aquática, Anciã do mar, sábia e sem idade, Pulsar da Vida. Poderes da Água! Enviem o seu fluxo! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!
Invocação dos Senhores e Senhoras
Norte
Senhoras e Senhores do Norte, Espíritos da Terra. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da solidez e firmeza necessárias.
Leste
Senhoras e Senhores do Leste, Espíritos do Ar. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da inspiração e intuição necessárias.
Sul
Senhoras e Senhores do Sul, Espíritos do Fogo. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da vontade e força de realização necessárias.
Oeste
Senhoras e Senhores do Oeste, Espíritos da Água. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da compreensão e clareza necessárias.
Observação:
A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.
As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente
Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Acenda o incenso e volte-se aos 4 pontos enquanto diz:SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE - PODERES DO AR!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL - PODERES DO FOGO!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE - PODERES DA ÁGUA!
SALVE GUARDIÃES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE - PODERES DA TERRA!
QUE A FORÇA DOS ELEMENTAIS ME PROTEJAM E ME GUIEM.
QUE ASSIM SEJÁ E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS!

Acenda as velas e diga:
O FOGO ESTA ACESO
O RITUAL COMEÇOU.
O CÍRCULO ESTÁ MONTADO ENTRE OS MUNDOS.
ALÉM DOS LIMITES DO TEMPO ONDE A NOITE E DIA, NASCIMENTO E MORTE,
ALEGRIA E TRISTEZA TORNAM-SE UMA SÓ COISA.
QUE NENHUM MAL AQUI POSSA ENTRAR OU SAIR.
QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

Sente-se no centro do círculo, voltado para o Norte e feche seus olhos, sinta toda a energia que existe dentro de você, saiba que a Grande Mãe vive dentro do seu coração. Quando se sentir pronto, coloque-se de joelhos, segure o athame com as duas mãos e aponte-o para o céu dizendo:
EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, DEUSA MÃE CRIADORA DE VIDA E ALMA DO UNIVERSO INFINITO.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
E PARA GARANTIR A MINHA ADMISSÃO NA COMPANHIA DOS TEUS FILHOS AMADOS.
OH, BELA DEUSA DA VIDA E DO RENASCIMENTO QUE É CONHECIDA COMO CERRIDWEN, ASTARTE, ATENAS, BRÍGIDA, DIANA, ÍSIS, MELUSINE, AFRODITE E POR MUITOS OUTROS NOMES DIVINOS.
NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE SERVIR.
ENQUANTO EU VIVER PROMETO RESPEITAR E OBEDECER À TUA LEI DE AMOR A TODOS OS SERES VIVOS.
PROMETO NUNCA REVELAR OS SEGREDOS DA ARTE A QUALQUER HOMEM OU MULHER QUE NÃO PERTENÇA AO MESMO CAMINHO.
E JURO ACEITAR O CONSELHO WICCANO DE "SEM PREJUDICAR NINGUÉM FAÇAM O QUE QUISEREM".
OH, DEUSA RAINHA DE TODAS AS BRUXAS, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Pegue a maçã e parta-a em duas, coloque as duas metades em cima do altar. Pegue a taça e encha-a de vinho, erga-a e diga:
EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DOS PAGÃOS, SENHOR DAS MATAS VERDES E PAI DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA MORTE E DE TUDO QUE VEM DEPOIS, QUE É CONHECIDO COMO CERNUNNOS, ATTIS, PÃ, DAGHDA, FAUNO, FREY, ODIN, LUPERCUS E POR MUITOS OUTROS NOMES, NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE BEM SERVIR ENQUANTO EU VIVER.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA PAZ E DO AMOR, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Introduza o athame na taça e diga:
A SAGRADA UNIÃO FOI FEITA, E DELA GERAM TODAS AS COISAS!
Beba o vinho sabendo que ele representa o sangue da Deusa, aquele que tudo fertiliza, saiba que através dele tudo pode ser alterado. Magia é transformação, deixe que Ela lhe toque e lhe transforme.
Feche os olhos e deixe os sentimentos tomarem conta de você, caso escute alguma voz ou sinta alguma presença não se assuste. Confie na Grande Mãe e em seu filho. Abra os olhos e coma a maçã.
Quando se sentir pronto abra o círculo dizendo:
O CÍRCULO ESTA FECHADO, PORÉM NÃO ESTA ENCERRADO.
QUE O PODER SEMPRE ESTEJA COMIGO QUANDO EU PRECISAR.
ENCERRO AGORA ESTE CÍRCULO!
QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

A Dedicação está completa, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim. Nesta noite durma sem roupa de preferência. No dia seguinte pegue os restos das velas e o pó do incenso e enterre em um jardim ou vaso.




O Divino Feminino
A Deusa foi a primeira divindade cultuada pelo homem pré-histórico. As suas inúmeras imagens encontradas em vários sítios históricos e arqueológicos do mundo inteiro representavam a fertilidade - da mulher e da Terra. Por ser a mulher a doadora da vida atribuiu-se à Fonte Criadora Universal a condição feminina e a Mãe Terra tornou-se o primeiro contato da raça humana com o divino.
Mas afinal, quem é essa Deusa? Só o fato de termos que fazer essa pergunta demonstra o quanto nossa sociedade ocidental formada sob a égide da mitologia judaico-cristã se afastou de nossas origens. Fomos criados condicionados por uma cosmologia desprovida de símbolos do Sagrado Feminimo, a não ser Maria, Mãe Divina, que não tem os atributos divinos, que são reconhecidos apenas ao Pai e ao Filho e é substituida na Trindade pelo conceito de Espírito Santo. Maria é, quando muito, a intermediária para a atuação dos poderes do Deus... "peça à Mãe que o Filho concede..." Mas Maria não é a Deusa, senão um de seus aspectos mais aceitos pela sociedade patriarcal, de coadjuvante do Deus, reproduzindo o fenômeno social do patriarcado em que a mulher auxilia o homem, mas sempre lhe é inferior e, por isso, deve submeter-se à sua autoridade.
Não somos feministas nem queremos partir para discursos feministas, mas tão somente constatar que a ausência de uma Deusa nas mitologias pós-cristãs se deve ao franco predomínio do patriarcado. Predomínio esse que nos trouxe, ao final do século XX, a uma sociedade norteada pelos valores da competição selvagem, da sobrevivência do mais forte, da violência ao invés da convivência, do predomínio da razão sobre a emoção. Mas a Deusa está ressurgindo. Desde a década de 60, reafirmando-se nas últimas, a descoberta da Terra como valor mais alto a preservar sob pena de não mais haver espécie humana fez decolar a consciência ecológica e o renascimento dos valores ligados à Deusa: a paz, a convivência na diversidade, a cultura, as artes, o respeito a outras formas de vida no planeta.
Cultuar a Deusa hoje significa reconsagrar o Sagrado Feminino, curando, assim, a Terra e a essência humana. Quer sejamos homens ou mulheres, sabemos que nossa psique contém aspectos masculinos e femininos. Aceitar e respeitar a Deusa como polaridade complementar do Deus é o primeiro passo para a cura de nossa fragmentação dualística interior. A Deusa é cultuada como Mãe Terra, representando a plenitude da Terra, sua sacralidade. Sobre a Terra existimos e, ao fazê-lo, estamos pisando o corpo dela, aqui e agora, muito diferente da crença em um deus Onipotente e distante, que vive nos céus. A Deusa é a Terra que pisamos, nossos irmãos animais e plantas, a água que bebemos, o ar que respiramos, o fogo do centro dos vulcões, os rios, as cores do arco-íris, o meu corpo, o seu corpo... A Deusa está em todas as coisas... Ela é Aquela que Canta na Natureza... O Deus Cornífero seu consorte, segue sua música e é Aquele que Dança a Vida... Cultuar a Deusa não significa substituir o Deus ou rejeitá-lo. Ambos, Deus e Deusa são da mesma moeda, as duas faces do Todo. A Deusa é a criadora primordial, o Deus o primeiro criado, e sua dança conjunta e eterna, em espiral, representa a eterna dança da vida.
A Deusa também é a Senhora da Lua e, mais uma vez, a explicação desse fato remonta às cavernas em que já vivemos. O homem pré-histórico desconhecia o papel do homem na reprodução, mas conhecia muito bem o papel da mulher. E ainda considerava a mulher envolta em uma aura mística, porque sangrava todo mês e não morria, ao passo que para qualquer dos homens sangrar significava morte. Portanto, a mulher devia ser muito poderosa, ainda mais que conhecia o "segredo" de ter bebês... É fácil entender porque a mulher era identificada com a Deusa, ou, melhor dizendo, porque a primeira divindade conhecida tinha que ter caracteres femininos... Ainda mais quando as pessoas descobriram que a gravidez durava 10 lunações e a colheita e o suceder das estações seguia um ciclo de 13 meses lunares. O primeiro calendário do homem pré-histórico foi mostrado nas mãos da famosa estatueta da Vênus de Laussel, que segura em sua mão um chifre em forma de crescente, com 13 talhos que representam as lunações. Por sua conexão com a Lua e a mulher, a Deusa é cultuada em 3 aspectos: a Donzela, que corresponde à Lua Crescente, a Mãe representada na Lua Cheia e a Anciã, simbolizada na Lua Decrescente, ou seja, Minguante e Nova.
Na tradição da Deusa a Donzela é representada pela cor branca e significa os inícios, tudo o que vai crescer, o apogeu da juventude, as sementes plantadas que começam a germinar, a Primavera, os animais no cio e seu acasalamento. Ela e a Virgem, não só aquela que é fisicamente virgem, mas a mulher que se basta, independente e autosuficiente. Como Mãe a Deusa está em sua plenitude. Sua cor é o vermelho, sua época o verão. Significa abundância, proteção, procriação, nutrição, os animais parindo e amamentando, as espigas maduras, a prosperidade, a idade adulta. Ela é a Senhora da Vida, a face mais acolhedora da Deusa.
Por fim, a Deusa é a Anciã, que é a Mulher Sábia, aquela que atingiu a menopausa e não mais verte seu sangue, tornando-se assim mais poderosa por isso. Simboliza a paciência, a sabedoria, a velhice, o anoitecer, a cor preta. A Anciã também é a Deusa em sua face Negra da Ceifeira, a Senhora da Morte. Aquela que precisa agir para que o eterno ciclo dos renascimentos seja perpetuado. Esta é o aspecto com que mais dificilmente nos conectamos, porém, a Senhora da Sombra, a Guardiã das Trevas e Condutora das Almas é essencial em nossos processos vitais. Que seria de nós se não existisse a morte? Não poderíamos renascer, recomeçar... Desta forma, é fácil compreendermos porque a Religião da Deusa postula a reencarnação. Se fazemos parte de um universo em constante mutação, que sentido haveria em crermos que somos os únicos a não participar do processo interminável da vida-morte-renascimento? Essa realidade existe no microcosmo do ciclo das estações, da colheita que tem que ser feita para que se reúnam as sementes e haja novo plantio.
É justamente por isso que aqueles que seguem o Caminho da Deusa celebram a chamada Roda do Ano, constituida pelos 8 Sabbats que marcam a passagem das estações. Ao celebrar os Sabbats cremos que estamos ajudando no giro da Roda da Vida, participando assim de um processo de co-criação do mundo. Submeter-se à sua autoridade.
Por tudo o que dissemos fica fácil entender porque os caminhos, cultos e tradições centrados na Deusa são religiões naturais, fundamentadas nos ciclos da natureza e no entendimento de seus elementos e ritmos. Estas práticas de magia natural usam a conexão e correlação dos elementos da natureza - Água, Terra, Fogo e Ar, as correspondências astrológicas (signos zodiacais, influências planetárias, dias e horários propícios, pedras minerais, plantas, essências, cores, sons) e a sintonia com os seres elementais (Devas Guardiões dos lugares, Gnomos, Silfos, Ondinas, Salamandras, Duendes e Fadas).
A Deusa e o Deus
"Todas as Deusas são uma só Deusa, todos os Deuses são um só Deus."
Conquanto a Deusa presida a pulsação vital constante do Universo, é imprescindível que entendamos o papel do Deus. Ela é a Senhora da Vida, mas Ele é o Portador da Luz; Ela é o ventre, Ele o falo ereto; Ela gera a vida, Ele é a faísca que inicia o processo, em plena harmonia, sem predomínios nem competições, mas pela completa união... Ambos parceiros no desenrolar da música e dança que criam e recriam o universo ainda hoje... Na Primavera Ela é a Donzela, Ele o Deus Azul do Amor... No verão ela é a Mãe, grávida, ele o Galhudo, o Deus da Vegetação e dos Animais, Cernnunnos... No outono ele desce para o Mundo Subterrâneo, como o Deus Negro do Mundo Inferior, do sacrifício e da Morte e Ela a Anciã que abre os portais e o acolhe durante sua transmutação. No inverno ele renasce do próprio ventre escuro da Deusa, que quase torna, assim, a um só tempo, sua consorte e sua mãe...
O Deus Cornífero
O Deus realmente é deixado de lado muitas vezes nos cultos pagãos, como se a energia da Deusa pedisse essa dedicação exclusiva. Isto é verdade em parte, porque, não é possível cultuar o Deus adequadamente enquanto não mergulharmos na Deusa e nos despirmos do Deus do patriarcado.
Quando no curso de nosso caminho - e isso demora até anos (mas vaira muito de pessoa para pessoa) - está na hora do Deus voltar, a própria Deusa nos mostra seu Filho, Consorte, Defensor, Ancião. O Deus aparece, tríplice como a Deusa.
O Deus Jovem é, antes de tudo, a Criança da promessa, a semente do sol no meio da escuridão. Depois, é o Garoto do Pólen, o fertilizador em sua face mais juvenil, e traz a energia da alegria de viver, o poder de se maravilhar ante as descobertas da vida, é o experimentador, a face mais sorridente do sol matinal.
Daí surge o Deus Azul do Amor, o rapaz que cresceu e chegou na adolescência e desabrocha em beleza e masculinidade, é o Jovem Deus da Primavera, percorre as Florestas e acorda a natureza. Ele é o Apaixonado, aquele que primeiro busca a Deusa como a Donzela e propicia o encontro... Ele é o Deus da sedução ainda inocente, que não conhece os mistérios da Senhora ainda... ele é toda possibilidade.
Depois ele é o Galhudo e o Green Man... O Deus é o macho na sua plenitude, O Senhor dos Chifres que desbancou o gamo-rei anterior, ele é força e poder, músculos e vitalidade, ele cheira a sexo e promessas. Ele é o Grande Amante, atraído irresistivelmente pela Senhora ele é o Provedor, o Sustentador, o Senhor Defensor. Ele é o Senhor das Coisas Selvagens, o Deus da Dança da Vida, O Falo Ereto, O Fertilizador. Como Green Man ele também é o Senhor da Terra e sua abundância, o parceiro da Senhora dos Grãos. O Senhor dos Brotos, aquele que cuida dos frutos e os distribui pela terra.
Mas o Deus é também O Trapaceiro, o Senhor da Embriaguez, o Desafiador e o Ancião da Justiça. Ele nos faz seguir um caminho e nos perdemos para conhecer o pânico de Pan... ele nos deixa loucos como Dionisio, ou perdidos nos devaneios de Netuno... ele é o Desafiador, seja nos duelos, seja na guerra, na luta pela sobrevivência... ele é caprichoso e insidioso, ele nos engana, nos deixa desesperados e sorri - porque esse é seu papel; estimular o novo, mostrar que nosso desespero é inútil e só nos escraviza...
Como a Deusa, Ele está na fome e no fim da fome, na vida e na doença terminal, na luz e na sombra, no que é bom para você e no que é mau... A Deusa nunca está só, ela tem sua contraparte masculina e, no entanto, Ele só existe por amor a Ela... alias, todos nós somos fruto dessa dança de amor. O Deus é o Ancião sábio, o distribuidor da Justiça, seja a que se impõe com sabedoria ou raios... Ele conhece os segredos dos oráculos, mas sabe que são Dela... ele é o repositório do conhecimento, mas a sabedoria é Dela... ele lê os sinais da natureza, mas sabe que quem os escreve é Ela.
E o velho sábio vai murchando e se transforma no Senhor da Morte... ele que é o Senhor de Dois Mundos, pois no ventre dela, de volta, ele vive sua morte e a própria ressurreição. Mistério e segredo, morte e retorno, Ele é o que atravessa os portais dos quais Ela é a Senhora. Ele, o Caçador, que também faz o papel de Ceifador... Ele que ronda o leito dos moribundos e dança a dança da morte. O Senhor dos esqueletos.
Ele que na dança da morte retoma o brilho do sol e sua face negra se ilumina, em uma explosão impossível de conter, e Lugh nasce outra vez...
Ele que é Pai, Filho, Bebê Iluminado, Amante Selvagem, Sábio Educador... ele, o Deus que se revela apenas pela Deusa. 



A prática da magia é de origem antiga, sendo encontrada em todo o mundo. A magia é uma força que combina a energia psíquica com os poderes da vontade, para produzir os efeitos "sobrenaturais", provocar as respectivas mudanças e controlar os eventos da Natureza. Aumenta o fluxo de divindade e pode ser usada para propósitos construtivos assim como destrutivos.
A magia é uma força neutra que em si não é boa nem má. A direção do bem ou do mal é determinada pelo praticante. Entretanto, como o carma retorna por três vezes para todas as pessoas pelos seus atos nesta vida, seria atitude de autodestruição para qualquer Bruxo ou mago utilizar a magia para causar danos a alguém.
Como uma ferramenta da Arte Wicca, a forma antiga da palavra "magick" (em inglês, com k no final) é usada muitas vezes pelos Bruxos para distingui-la de "magic", que não pertence à Arte, mas sim ao teatro, ao truque com as mãos e à ilusão.
A magia (magick) é uma ferramenta poderosa. É parte importante da Wicca, embora secundária na adoração à Deusa e ao Deus. Deve ser usada de maneira sábia, cautelosa e somente de maneira positiva. A magia é algo muito sério e nunca deverá ser abusada ou tratada como um jogo de salão ou brincadeira. Nunca deve ser utilizada para manipular a vontade ou as emoções de outra pessoa, e deve ser mantido sempre em mente o conselho wiccano: 
SEM PREJUDICAR NINGUÉM, REALIZE A SUA VONTADE.
Assim como existem várias tradições wiccanas diferentes, a magia também assume várias formas. Existe a magia cerimonial, a magia cabalística, a magia dos nativos americanos (também conhecida como xamanismo), o Vudu e muitas outras. A escolha da forma (ou formas) correta da magia a ser praticada depende somente da preferência pessoal do Bruxo e/ou da tradição wiccana, embora vários Bruxos escolham praticar a magia folclórica de influência européia.
A lua e cada uma de suas fases são a parte mais essencial da magia, sendo extremamente importante que os encantamentos e os rituais sejam realizados durante a fase lunar apropriada. A lua crescente (período entre a lua nova durante o primeiro quarto até a lua cheia) é o momento apropriado para realizar a magia positiva e os encantamentos que aumentem o amor, a sorte, o desejo sexual e a riqueza. A lua cheia aumenta a percepção extra-sensorial e é o momento ideal para realizar as invocações à Deusa lunar, os rituais de fertilidade e encantamentos que aumentem as habilidades psíquicas e sonhos proféticos. A lua minguante (época entre a lua cheia durante o último quarto até a lua nova) é o momento apropriado para realizar a magia destrutiva, os encantamentos negativos e feitiços que retirem as maldições, para terminar maus relacionamentos, reverter encantamentos de amor e afrodisíacos, acabar com maus hábitos e diminuir febres, dores e doenças.
Resumindo, para realizar magia bem-sucedida deve-se estar em harmonia com as leis da Natureza e com a psiquê. é importante possuir conhecimento mágico, corpo e mente saudáveis e capacidade de aceitar a responsabilidade pelas suas próprias ações. é impossível obter magicamente resultados positivos se o seu nível de energia estiver baixo ou se o seu corpo estiver contaminado por drogas prejudiciais e/ou quantidades excessivas de álcool. Deve-se trabalhar durante a fase lunar apropriada, com convicção, concentração e visualização do resultado final







Baralho Cigano



O Baralho Cigano é um oráculo que nos leva a desenvolver bastante a nossa intuição. Suas figuras simples e objetivas despertam em qualquer um lembranças que permitem que as associações sejam feitas sem muito esforço.
Não se trata de um oráculo para ser estudado decorando-se significados, pelo contrário, se procurarmos olhar as figuras representadas em cada carta, podemos perceber que elas despertam em nós um sentimento de familiaridade, como se cada situação retratada já houvesse sido alguma vez vivenciada ou presenciada por nós. E é assim que devemos olhar estas figuras, como retratos do cotidiano de cada um.










Jogo de búzios










jogo de búzios é uma das artes divinatórias utilizado nas religiões tradicionais africanas e na religiões da Diáspora africana instaladas em muitos países das Américas.









Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adoptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.
Além dos búzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, víceras, e outros.
O jogo com quatro búzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi
A quantidade de búzios pode váriar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum.
Alguns métodos, não se baseiam em caídas por Odú como no Merindilogun, usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram, nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú.
Um outro método de jogo é feito com as víceras dos animais oferecidos aos Orixás, e um outro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinação com búzios, em ambos casos também não são orientados por caídas de Odú.
Em alguns métodos o olhador (adivinho) senta-se no chão e joga na própria terra, sem toalhas e enfeites como era feito no passado, é um jogo mais simples e rústico.
Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num círculo formado por fio-de-contas (colares) com vários objetos representativos dos Orixás ou numa peneira também com fio-de-contas e objetos.
Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conter até sinetas e objetos de ouro.
É diferente do (Opelé-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que são orientados por caídas de Odú, antigamente mais utilizados pelos Babalawossacerdotes de Ifá, mas recentemente muitos Babalorixás e Iyalorixás já fazem uso desses oráculos também.
A consideração entre aberto e fechado do búzio também pode variar, a grande maioria dos Babalorixás utiliza a abertura natural do búzio como sendo o lado "aberto", mas várias mulheres no culto do Candomblé, principalmente na Nação de Keto, acostumaram a jogar como "aberto" o lado em que elas "abriam" o búzio, assim a fenda natural sendo o lado "fechado", afirmando que o verdadeiro segredo em um búzio fica guardado em seu estado natural, este é revelado apenas após sua abertura cerimonial arrancando-se esta parte até então fechada, assim vários Babalorixás e Iyalorixás que aprenderam por este método fazem esta forma "invertida" de leitura, ao apresentado nas imagens.
A grande verdade é que ao sagrar um formato onde seja considerado aberto/fechado, este sacerdote não mais o inverte e passa aos seus filhos o conhecimento desta forma, assim sendo particular de cada casa o cenário de leitura.
Existe também o método que é dado um significado para cada búzio, e um deles que normalmente é o maior é atribuído a qualidade de representante de Deus, e recebe o nome de Oxalá. Os outros falam através dele. Um exemplo: Depois de lançar as pedras do jogo, o bico do búzio maior (Oxalá) vai verificar qual os buzios que caíram em sua direção. Esses que caíram na linha deste búzio que falam no jogo de acordo com a sua característica. Os que caíram atrás do búzio, ou seja, que não estão na frente do bico do búzio, falam pelo passado.

RITUAL DA LUA CHEIA EM PASSAGEM PARA MINGUANTE - 29/O9/2010 - QUINTA-FEIRA - [13] 3021-6100

Nenhum comentário:

Postar um comentário