domingo, 3 de outubro de 2010

ELEMENTOS

O mundo está dividido em quatro elementos primários e elementos secundários. Todo o universo é formado de ar, água, terra e fogo e a partir deles surgem a madeira, o metal, o gelo e etc. 


O Ar

O Ar é o elemento da comunicação. Sem dúvida quanto à sua grande importância pelo fato de termos de respirar para viver, podemos nos lembrar que o Ar também se faz importante em nossas vidas por ser o transmissor dos sons, dos aromas e das vibrações. Ao trabalhar com este elemento, devemos pedir sabedoria, discernimento; podemos pedir para entrar em contato com pessoas distantes, pedindo-lhe que "leve" nossos anseios, nossas palavras e nossos pensamentos.

Ponto cardeal: Leste.

Elemental Regente: Silfo.

Cores: Amarelo e branco.

Instrumento mágico: Athame.

Aromas: olíbano, hortelã, lavanda e alfazema.

Associações: sabedoria, aprendizado, viagens e comunicação.

Propriedades: cura, fertilidade, sonhos, intuição e amor.

Signos: Gêmeos, Libra, Aquário. 



A Terra

O elemento Terra é aquele ao qual o homem está mais adaptado. Afinal de contas, a Terra é nossa morada, nosso corpo é material e em boa parte de nosso dia-a-dia estamos em contato com este elemento e suas propriedades. Ao trabalhar com a Terra, devemos pedir concentração, prosperidade, abundância. Quando consagramos um instrumento, devemos passá-lo na Terra antes de qualquer outro elemento, para simbolizando sua criação, uma vez que a Terra constrói, dá forma e edifica. 

Ponto Cardeal: Norte.

Elemental Regente: Gnomo.

Cores: Verde, Marrom, Preto.

Instrumento mágico: Pentáculo.

Aromas: benjoim, canela, incenso.

Associações: Pedras, Terra, Ervas, Metais, Sal.

Propriedades: prosperidade, riqueza, negócios, abundância, realização.

Signos: Touro, Virgem, Capricórnio. 



O Fogo 

Quando analisamos canções e cultos dos povos antigos, podemos encontrar um grande número de evocações e homenagens ao fogo. Isso ocorre, sem dúvida, porque, de todos os elementos, o Fogo é aquele com o qual o homem não tem contato diário, como a terra ou o ar, além de ter sido aquele que mudou a vida do homem primitivo. Pense: sem o fogo, o mundo com certeza seria frio e escuro. O Fogo fascina: pode destruir, mas pode também acalentar, cozinhar, aquecer, iluminar. Tudo isso se soubermos trabalhá-lo na medida certa. Quando trabalhamos com este elemento, devemos pedir purificação, paixão, amor, espiritualidade e transformação. 

Ponto Cardeal: Sul.

Elemental Regente: Salamandra.

Cores: Vermelho, Laranja.

Instrumento Mágico: Bastão, Castiçal, Velas.

Aromas: Sândalo, Laranja.

Associações: Velas, tochas. Propriedades: energia, amor, purificação, espiritualidade, cura.

Signos: Áries, Leão, Sagitário. 



A Água 

O elemento Água é o elemento das emoções. É necessidade vital para o corpo e para o espírito. Das águas do útero materno viemos, e sem dúvida, ali começamos nossos primeiros contatos do mundo sentimental. A água mexe com nosso subconsciente, fazendo-nos ter visões. Ouvindo seu murmúrio, nos lembramos de lugares e sensações distantes e por vezes desconhecidas, e relaxamos ao som do canto de seus rios. Quando trabalhamos com a água, devemos pedir intuição, equilíbrio, calma, emoções e amor. 

Ponto cardeal: Oeste.

Elemental Regente: Ondinas.

Cores: Azul, Prata.

Instrumento mágico: Cálice, Caldeirão.

Aroma: Rosas, Artemísia. Associações: essências, óleos, água.

Propriedades: cura, fertilidade, sonhos, intuição, amor.

Signos: Câncer, Escorpião, Peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário